Mensagem de Boas Festas

Caríssimas Beneficiárias e Caríssimos Beneficiários

Estamos no fim de mais um longo ano das nossas vidas e podemos dizer, com toda a propriedade, que vivemos tempos difíceis, mas extraordinários, muito desafiadores dos talentos fundamentais da espécie humana – a aptidão para a mudança e a resiliência face às dificuldades.

A pandemia Covid 19 veio recordar-nos a amplitude e a seriedade dos riscos com os quais convivemos, tantas vezes sem deles termos lúcida consciência, frequentemente sem nos protegermos convenientemente, a nós mesmos e às nossas famílias.

Felizmente sabemos que a evolução é uma realidade e a esperança no Futuro é um sentimento justificado pela História, porque noutras crises, igualmente sérias, provámos que a inteligência e a criatividade humanas podem gerar milagres de inovação e de desenvolvimento, capazes de transformar a vida num percurso, ainda que trabalhoso, feliz, útil e grato.

No âmbito da CPAS, vivendo um período em que se colocaram desafios importantes, poderemos afirmar que 2020 foi um ano com importantes realizações e algumas conquistas, designadamente em termos do reforço possível da solidez e sustentabilidade financeira da instituição e, sobretudo, do alargamento da protecção social aos Beneficiários.

É-nos muito grato podermos terminar 2020 com a implementação já para 2021 da solução de protecção ao rendimento dos nossos Beneficiários em situação de impedimento temporário absoluto para o exercício da profissão por doença ou por acidente, materializado num Seguro de Acidentes e Doença totalmente oferecido pela CPAS nas condições habituais.

Cuidar dos nossos sempre foi e continuará a ser um dos compromissos desta casa, fundada e sustentada com muito esforço e talento pelos que nos antecederam e que pretendemos entregar à próxima geração nas melhores condições, com vista a continuar a honrar a sua missão que é servir os Beneficiários na prossecução das suas finalidades essenciais e na concessão dos benefícios assistenciais.

Este Natal será provavelmente o mais estranho das nossas vidas, dadas as específicas condições de profilaxia do vírus Covid 19 a que estamos obrigados, mas acreditamos que todas as experiências podem ser integradas numa visão construtiva e evolutiva da vida, tirando partido do que temos em vez de apenas lamentarmos o que também nos falta.

Com estas palavras queremos apenas incentivar os que, de entre nós, possam estar mais frágeis ou mais isolados nesta quadra de Natal, para que não percam a esperança de reorganizar as suas vidas no imediato ou num futuro próximo com mais energia, alegria, prazer e realizações.

E a todas as Beneficiárias e a todos os Beneficiários da CPAS endereçamos afectuosos votos de Boas Festas, desejando a cada uma e a cada um de vós e vossas Famílias um Natal Feliz, na esperança firme de que 2021 seja um ano verdadeiramente novo e diferente.

Com muita estima,

23 de Dezembro de 2020

A DIRECÇÃO